Um recurso indispensável para a compreenção e controle de contas pessoal e empresarial.
A contabilidade faz parte das ciências empresariais, entretanto juntamente com a administração,economia, marketing e direito, se encarregam da gestão das empresas, favorecendo a mesma um promisso crescimento e gerando riquesas.
Sua origem vem de Uruk uma antiga cidade da Mesopotânia,atraves de instrumentos datados de 8000 anos a.C.
Portando a grande necessidade de uma elaboração de controle de recursos foi percebida a milhares de anos passados. Com essa necessidade adquerida,a contabilidade aos longos dos anos foi se aprimorando. Surgiram varias escolas a favor de su desenvolvimento:Escola Contista, Escola Administrativa,Escola Personalista, Escola Controlista, Escola Norte-Americana, Escola Matemática, Escola Neocontista, Escola Alemã, Escola Patrimonialista.
Todas estas escolas contribuiram para o aprimoramento da contabilidade. A contabilidade gerencial surge pela primeira vez nos Estado Unidos, quando as oraganizações comerciais, em vez de dependerem dos mercados externos para trocas economicas diretas, passaram a conduzir trocas econômicas internas.
Os norte-americanos foram os percursores da contabilidade gerencial: com grande qualificações nas informações internas e tomadas de decisões deu se o grande fator para este titulo neste periodo.
Já no Brasil a contabilidade pode ser seprada em duas fases: antes de 1964 (a intervenção da legislação no desenvolvimento de procedimentos contábeis e a influência das Escola Italianas de pensamento contábel) e depois de 1964 (adotando o método didático norte-americanos). Na primeira fase destacam se dois dos principais estudiosos brasileiros, Francisco D´Auria e Frederico Herrmann junior, ambos influênciados pela a Escola Patrimonialista, onde o objeto da ciencia da contabilidade era o patrimôneo e suas mutações. A segunda fase foi liderado pelo professor Jose da Costa Boucinhas, a partir de 1964, adotano o método do ensino norte-americano. Desse periodo até os dias atuais varios estudiosos contribuiram de forma relevante para o desenvolvimento da contabilidade no Brasil.
src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js">
sábado, 8 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário